Triângulo da Tristeza
Por Carlos Brito
As circunstâncias determinam o opressor
Ainda no primeiro ato de “Triângulo da tristeza”, o diretor Ruben Östlund (“Força maior”, “The square: A arte da discórdia”) utiliza um artifício satírico simples, mas não simplório, para estabelecer a diferença de percepção entre as máscaras usadas por classes sociais distintas – tema fundamental da trama e, de certo modo, de sua filmografia.
Sob o comando de um coordenador, jovens modelos masculinos alternam, de forma nada espontânea, expressões graves e alegres – cada uma associada a determinada marca. Balenciaga, exclusiva e cara, enseja seriedade e tensão; H&M, popular e acessível para os padrões financeiros de países desenvolvidos, pede sorrisos e olhares amistosos.
Propositalmente, a sátira, que já não é sutil, fica ainda mais aguda no segundo ato, quando os personagens principais estão todos em um mesmo cenário: um iate, no qual as características mais marcantes de cada um deles virão à tona.
As marcas da personalidade dos personagens e os locais que eles ocupam dentro da escala social e da própria estrutura da embarcação são bastante caricatos. E isso é intencional: poderosos ficam ao sol; já os empregados permanecem, em sua maioria, nos andares de baixo.
O terceiro e último ato tem início quando um evento externo específico altera de forma drástica a dinâmica de poder dentro do grupo. A partir daí, quem era dominado passará a dominar. Esse momento na trama ocorre em uma ilha – cenário que potencializa uma aparente impossibilidade de fuga da nova realidade.
E é nesse ponto que reside o maior mérito de “Triângulo da tristeza”. Com sabedoria, o diretor destrói as fáceis demonizações de privilegiados e a exaltação dos mais pobres para mostrar que, dadas as circunstâncias, todos, sem exceção, podem ser opressores. Afinal, todos pertencem à mesma raça: a humana.
Triângulo da tristeza (Triangle of sadness), de Ruben Östlund (Reino Unido/Suécia/Alemanha/México/França/Turquia/Dinamarca/EUA/Suíça/Grécia, 2022). Com Thobias Thorwid, Harris Dickinson, Charlbi Dean.
Drama/Comédia. Sinopse: Um casal de modelos-celebridades se junta a um grupo para um agitado cruzeiro para super-ricos. 147 minutos. 16 anos.