top of page

Top Gun: Maverick

Por Ana Carolina Garcia

Celebração máxima da experiência cinematográfica

  

Produzido e estrelado por Tom Cruise, “Top Gun: Maverick” demonstrou a força do modelo tradicional de cinema no período posterior à pior fase da pandemia no novo coronavírus, levando de volta aos cinemas a fatia do público que ainda se resguardava em casa, especialmente adultos acima dos 30 anos. Sequência direta do clássico “Top Gun – Ases indomáveis”, de Tony Scott, o longa mostrou à nova geração de cinéfilos que é possível integrar o filão de ação sem a muleta do CGI, há anos utilizado em demasia.

 

“Top Gun: Maverick” apresenta estrutura narrativa similar à de seu antecessor, mas se diferencia ao colocar Pete Mitchell/Maverick (Cruise) preocupado com as consequências de seus atos, principalmente sobre aqueles a quem ama, Penny Benjamin (Jennifer Connelly) e Bradley Bradshaw/Rooster (Miles Teller), filho de Goose (Anthony Edwards). Com o status de lenda da Marinha, o piloto ainda lida com a dor da perda do antigo parceiro, nutrindo sentimento de proteção quase paternal para com Rooster, que precisa encontrar o caminho entre a prudência do pai e a impetuosidade de Maverick, seu instrutor numa missão quase impossível.

 

Dirigido por Joseph Kosinski, o longa não se restringe à ação, pois concede espaço ao drama ao utilizar a questão de laços afetivos que jamais poderão ser desfeitos, seja por qual motivo for, como fio condutor de sua trama. Explorando os conflitos do piloto com sensibilidade e destreza, Tom Cruise brinda o público com uma de suas melhores atuações, rodeado de coadjuvantes em total sintonia.

 

Ovacionado por seis minutos no Festival de Cannes, “Top Gun: Maverick” é um filme tecnicamente impecável, do emprego da trilha sonora à montagem, fotografia e som. Uma das boias de salvação dos exibidores em 2022, o longa se tornou a celebração máxima da experiência cinematográfica proporcionada pela sala de exibição no momento no qual o papel e o impacto das plataformas digitais são amplamente discutidos.

Top Gun: Maverick, de Joseph Kosinski (EUA, 2022). Com Tom Cruise, Jennifer Connelly, Miles Teller.

 

Ação. Sinopse: Após mais de trinta anos de serviço como um dos melhores aviadores da Marinha, Pete Mitchell está onde pertence, ultrapassando os limites como um piloto de teste intrépido e evitando a promoção de posto que o manteria em terra. 130 minutos. 14 anos.

top-gun-maverick.jpg
bottom of page