ACCRJ consagra Ainda Estou Aqui como melhor filme do ano
Num ano rico em lançamentos nacionais e estrangeiros nos cinemas, a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, escolheu “Ainda Estou Aqui”, como melhor filme de 2024. A votação na manhã deste sábado (4), reuniu os críticos da ACCRJ em mais um encontro, nesses 41 anos da mais antiga associação de críticos de cinema do país. O filme de Walter Salles, que vive uma trajetória gloriosa de público e de crítica, no Brasil e no exterior, destacou de maneira sensível e histórica, a luta de Eunice Paiva e sua família, nos anos terríveis da ditadura militar, que levaram para sempre seu marido, o ex-deputado e engenheiro Rubens Paiva. A lista dos 10 melhores do ano ACCRJ contempla os valores da excelência cinematográfica, em filmes transformadores na retomada do público presente nas salas de cinema pós-pandemia. Entre os 10 filmes, temos além de "Ainda Estou Aqui", mais dois filmes brasileiros: "Malu" e "Motel Destino".
A ACCRJ também escolheu as grandes personalidades que nos deixaram em 2024 e que serão homenageadas pela associação: o cineasta americano Roger Corman, o cineasta brasileiro Vladimir Carvalho, o ator francês Alain Delon, a atriz americana Gena Rowlands e o ator brasileiro Paulo César Pereio.
A melhor iniciativa cinematográfica escolhida é a abertura do CineCarioca José Wilker, em Laranjeiras, que não só homenageia o grande ator, como também é um espaço novo para a cinefilia, fortalecendo a resistência do cinema de rua, fundamental para a diversidade cultural da cidade.
A lista dos 10 Melhores Filmes do Ano 2024 ACCRJ:
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles – melhor filme do ano
Anatomia de uma queda, de Justine Triet
A Substância, de Coralie Fargeat
Jurado n° 2, de Clint Eastwood
Malu, de Pedro Freire
Motel Destino, de Karim Aïnouz
O quarto ao lado, de Pedro Almodóvar
Os Rejeitados, de Alexander Payne
Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos
Zona de Interesse, de Jonathan Glazer
Comments